Se minha empresa quebrar meus irmãos podem perder o imóvel que temos de herança?

Na Empresa


Olá, encerrei as atividades de minha empresa há 4 meses e estou pensando em contrair um empréstimo pessoal para cobrir minhas despesas e para iniciar outro negócio. Evidentemente espero colocar tudo em ordem a tempo. Me preocupo porém com meus irmãos. Explico: recebemos como herança de minha mãe (falecida há pouco tempo) uma casa, cujo o valor desconfio seja não muito alto. A escritura está no nome de todos nós. Temo causar problema a meus irmãos caso meu novo empreendimento não dê certo a tempo de quitar as parcelas. Meu plano B seria conseguir um emprego fixo caso eu perceba que o negócio não está andando. Minha pergunta é: se na pior das hipóteses eu não consiguir pagar o banco, eles podem executar a casa em que meus irmãos também tem parte? Eles podem causar problemas eou incomodar meus irmãos caso eu não consiga quitar o empréstimo a tempo? Tenho um bom histórico de crédito com o banco e por isso consigo um prazo maior para pagar a primeira parcela. Claramente pegar empréstimo bancário não é uma opção muito boa, mas aparentemente não tenho outra opção. Caso as coisas não saiam como planejado eu aceito a responsabilidade sobre a dívida, mas não me perdoaria se minhas decisões prejudicassem outras pessoas, especialmente minha família. Obrigado. Sou micro empre

Marcelo

 Oi Marcelo,

se os seus irmãos não são seus sócios na empresa o patrimônio deles, ou a parcela do patrimônio deles está preservada. Portanto, este não é seu real problema. O máximo que pode acontecer é seu credor ter direito sobre a sua parcela na herança. Mas há uma batalha jurídica e você precisará consultar um advogado para saber qual a sua exata situação.

Seu real problema é começar uma nova empreitada sem ter digerido ainda a quebra da primeira e, pior, recorrer a um financiamento bancário. Está a um passo de colocar em risco logo na partida uma iniciativa que se for bem alicerçada pode ter sucesso no futuro.

Minha sugestão:

 

1- O que deu errado na primeira empresa? custos excessivos, falta de mercado, erros de planejamento? Identificar os erros vai ajuda-lo a não repeti-los nesta nova empreitada.

2- Por que recorrer a um financiamento bancário? Você realmente precisa deste financiamento? Na hora de montar uma empresa busque primeiro se financiar com seus fronecedores (pedindo prazos maiores) este é o recurso mais barato. Procure agências de fomento na sua região, esses financiamentos são bem mais em conta e muitas vezes com prazo de carência. 

3- Você conhece o cartão BNDES? Foi feito para micro e pequenas. Veja mais informações aqui 

 

abraço

Mara 

 






Participe desta comunidade, você tem dúvidas sobre finanças pessoais?