Aplicar tudo na franquia?

Na Empresa


Estou desempregada há 3 meses. Tenho R$190.000,00 aplicado e um custo fixo de aproximadamente R$ 3.000,00 mês. Estou querendo abrir um negócio (franquia) no qual 100% do meu valor aplicado será utilizado nesse empreendimento. O risco é muito alto? Não seria um bom momento, visto que agora consigo uma boa negociação como desconto no aluguel e daqui a 1 ano a economia poderá estar com cenário mais otimista?

Claudia Pacheco

Resposta

Claudia,

de fato, se você está desempregada, usar toda a sua reserva para investir em um negócio é muito risco. O planejador Francis Brode Hesse sugere a você guardar a metade desse dinheiro para cobrir suas despesas fixas durante um ou dois anos e aplicar apenas a outra metade no novo negócio.

O momento de crise econômica não é para desanimar, ao contrário. "É um momento de grandes oportunidades", lembra Hesse, e se você investir agora estará bem posicionada e com um nome já em consolidação quando a crise passar - os analistas econômicos falam em melhora da atividade econômica em um ano e meio ou dois no mínimo.

Ele observa, porém que o mais importante agora, se você está realmente decidida a aplicar em uma franquia, é pesquisar muito e conversar com o franqueador sobre qual o prazo estimado de retorno do investimento realizado considerando tanto o momento de crise econômica quanto o de expansão.






Participe desta comunidade, você tem dúvidas sobre finanças pessoais?