Como transformar meu blog em uma empresa?

Na Empresa


Olá. Meu nome é Paula. Sou blogueira e gosto muito do que faço, porém, não ganho nada com isso, ainda. Gostaria de transformar meu blog em um site, meu site em uma empresa. Mas para isso preciso de recursos financeiros para pagar os investimentos necessários para criação de um site e anuncia-lo, e no momento não possuo. Existe uma forma de conseguir um crédito de empréstimo no banco para montar minha empresa, mesmo não tendo renda nenhuma? Com a criação do CNPJ posso conseguir esse empréstimo? Tenho muitas ideias e bastante paciência, além disso, é tudo que quero e gosto de fazer. Mas não tenho dinheiro para investir, qual a melhor solução?

Paula

 Paula

sua pergunta é tão boa que nos inspirou a produzir uma série de matérias para ajudar pessoas com a mesma dúvida. 

Leia tudo aqui, na seção Na Empresa. Ouça também o comentário na rádio CBN

Saiba que você não está sozinha. Com o aumento do desemprego, muita gente está tentando transformar o que sabe e gosta de fazer em um empreendimento.

Especialistas alertam, no entanto, que é preciso ter alguns cuidados básicos e um mínimo de preparo.

O mais importante você já tem: boas ideias, bastante paciência e certeza do que quer fazer.

Portanto, vá em frente e boa sorte!

 

 

 

Resposta

Paula,
Especialistas em empreendimentos iniciais (startup) sugerem que, em primeiro lugar, faça um plano de negócios; segundo, fique longe de crédito bancário. Além de caro e escasso, o dinheiro dos bancos - sejam públicos ou privados - exige garantias que uma startup não tem como cumprir.
Mas há alternativas. Se você está partindo do zero, eventualmente pode sensibilizar parentes e amigos para o seu projeto e conseguir com eles os recursos necessários. Há também o financiamento colaborativo, as famosas “vaquinhas” on line que têm sido bem-sucedidas em levantar dinheiro para empreendimentos e causas. Outra ideia é gerar caixa próprio, trocando um objeto de valor por algo que vale menos e "pegar o troco". Por exemplo, vende um carro que vale mais e compra um veículo mais barato. É uma forma de gerar caixa. Leia mais aqui.
 






Participe desta comunidade, você tem dúvidas sobre finanças pessoais?