Vale a pena começar a contribuir aos 58 anos?

Na Aposentadoria


Tenho 58 anos, nunca paguei o INSS, vale a pena começar a pagar? E qual valor, para receber 2 salários mínimos por mês? E qdo poderei aposentar?

m lucia

Resposta

M. Lucia,

O Ministério da Previdência informa que para ter direito à aposentadoria por idade, a mulher precisa comprovar, no mínimo, 60 anos de idade e 180 contribuições mensais. O cálculo do salário de benefício da aposentadoria por idade corresponde à média aritmética de 80% dos maiores salários de contribuição de todo o período contributivo desde 7/1994, corrigidos mês a mês, multiplicado pelo fator previdenciário, se for mais vantajoso. 

Para saber quanto você teria que contribuir,  marque um horario na agência da Previdência Social mais próxima através do site (aqui) ou do telefone 135.

Como você já está em uma idade avançada, teria que contribuir por pelo menos mais 15 anos ou pagar os atrasados, o que a legislação somente autoriza se você comprovar com documentos a atividade como autônoma neste período.

“Em geral, gostamos da previdência pública, pois o sistema tem proteções importantes”, afirma Fernando Meibak, especialista em planejamento financeiro e sócio da Moneyplan. “Para que possa receber 2 salários mínimos por mês, você terá que acumular um montante de recursos pagos à previdência muito elevado.  Assim, não recomendamos que inicie esse programa.”

 

por Ellen Cordeiro de Rezende

 






Participe desta comunidade, você tem dúvidas sobre finanças pessoais?