Se pagar atrasados, meu pai pode aposentar com renda maior?

Na Aposentadoria


Meu pai possui 7 anos de contribuição de empregos na década de 70 e 80, depois ficou sem contribuir, voltou a pagar em 012015. Para aposentar em outubro de 2016, mês que ele completa 65 anos deverá pagar em atraso os anos de 2012, 2013 e 2014 ( 2009, 2010 e 2011 já foram pagos na alíquota de 20%). A dúvida e a seguinte, se pagar os anos que ainda faltam para inteirar os 15 anos necessários com a alíquota de 20% ele ganhará um salário maior que se aposentar do que se pagar a alíquota de 11%? Será vantajoso pagar 9% a mais ou não? Lembro que ele vai se aposentar por idade, com 15 anos de contribuição.

Leandro Lucena

Resposta

Leandro,

De acordo com o Ministério da Previdência, a legislação somente admite pagamento de período retroativo (atrasados ou não pagos) se comprovado o exercício de atividade remunerada, à época, como contribuinte individual (autônomo), mediante autorização da Agência da Previdência Social.

Para isso, serão exigidos documentos como notas fiscais, recibos de pagamentos, entre outros. Havendo a comprovação do exercício de atividade, o segurado deverá procurar a Secretaria da Receita Federal do Brasil para o cálculo dos recolhimentos atrasados com juros e multa.

Porém, antes de mais nada, é preciso que ele vá até alguma agência da Previdência Social para fazer os cálculos exatos da posição dele como contribuinte. O atendimento é com hora marcada e pode ser feito tanto pelo telefone 135 quanto pelo site (aqui).

Por Ellen Cordeiro de Rezende

 






Participe desta comunidade, você tem dúvidas sobre finanças pessoais?