Qual o momento ideal para comprar o título atrelado a IPCA?

No Investimento


Título IPCA 2035 é ideal comprar quando a taxa de compra passa dos 7,35%? IPCA 2035 é importante olhar a taxa % na compra ou olhar o preço unitário ou olhar as 2 coisas? Ao comprar IPCA é necessário pensar na inflação para não ter prejuízos lá no final do resgate? IPCA 2035, nesse momento, é 7,61% a.a. mas se a inflação em 2016 ficar ou passar dos 10% a rentabilidade real é negativa? Para usar a calculadora no site do Tesouro Direto, qual a importância de informar a Taxa de Inflação (IPCA) para o Período (%a.a.)?

Flavio

Resposta

Flávio,

Vamos por partes. O mais prático é olhar a taxa na opinião de José Domingos Ruiz Neto, diretor da área comercial da Spinelli Corretora.

Segundo ele, o cálculo do preço unitário reflete o valor corrigido pelo indexador até a data de cálculo, deduzido de amortizações que já foram pagas e incluindo os juros que já devem ser pagos desde o último evento de pagamento de juros.

"É um cálculo complexo. Recomendo olhar os juros pagos além da inflação para tomar as decisões de investimento. É muito mais simples e intuitivo", afirma o executivo.

  Sobre sua questão: Ao comprar IPCA é necessário pensar na inflação para não ter prejuízos lá no final do resgate, Ruiz explica que a NTN-B tem uma rentabilidade além da inflação, ou seja, é o chamado juro “real”. Como exemplo simplificado para fins de compreensão do conceito, se considerarmos um juros real de 6,13% a.a. e a inflação for 5% a.a. o título renderá 5% (inflação) + 6,13% a.a. (juros real) = 11,13%. Se a inflação for 8% então o rendimento será 8% (inflação) + 6,13% (juros real). Note que em qualquer cenário o rendimento é sempre acima da inflação.

O site do Tesouro explica detalhadamente o funcionamento de cada título. Na página inicial existe um caminho “títulos a venda” > “entenda cada título”.

No caso do uso da calculadora no site do Tesouro Direto, a inflação será usada para calcular o valor final que você vai receber. Conforme o exemplo acima, se você usar uma taxa de inflação mais alta o valor final será nominalmente maior. Se usar o exemplo acima na calculadora do Tesouro poderá verificar que os resultados batem.

Importante mencionar que existe garantia das taxas acordadas pelo Tesou apenas no final da operação. Antes do vencimento, o valor dos títulos varia de acordo com as condições de mercado e pode apresentar ganhos ou perdas.






Participe desta comunidade, você tem dúvidas sobre finanças pessoais?