Vendo os títulos agora?

No Investimento


Oi Equipe e Mara Tenho a seguinte dúvida sobre Tesouro Direto. Já venho compro mensalmente títulos do tesouro Direto. Tenho uma relativa experiência.De diferentes vencimento, quase todos IPCA+ (juros ao final). Tenho várias taxas, mas boa parte IPCA+7%aa (ou mais). A dúvida: esses papéis se valorizaram muito a valor presente. Um exemplo real: em 06102015 adquiri títulos no total de R$ 6.842,00 que hoje valem R$ 9.606 (valorização bruta de 40% em pouco mais de 8 meses). O que é melhor fazer do ponto de vista financeiro? Vender os títulos, embolso essa valorização ou os mantenho? Não preciso do dinheiro agora. A ideia dos títulos é reserva no longo prazo, mas com essa valorização não seria melhor vendê-los agora, embolso o lucro e recomprar com uma taxa um pouco menor? Obrigado, Roberto

ROBERTO MOTOMATSU

Resposta

Roberto,

O especialista Anderson Paiva, Gerente de Planejamento da Easynvest, explica que a conta a ser feita não é somente a rentabilidade atual apresentada.

"O mais importante é saber o que fazer com o dinheiro se vender os títulos com esse percentual de lucro", afirma Paiva.

Segundo ele, a conta correta a ser feita é: se vender esses títulos com o lucro até então apresentado e investir em outro título, com outra remuneração, até o vencimento, a soma dos rendimentos é melhor ou pior do que se mantivesse o investimento?

A resposta a essa pergunta depende do que se acredita que irá ocorrer com a inflação e taxa de juros. Se você acredita que a inflação pode cair e consequentemente a taxa de juros também, trocar os títulos atuais por um título prefixado pode lhe proporcionar uma rentabilidade melhor no conjunto das operações. 

Se você quiser saber mais, acesse a nossa página especial sobre Tesouro Direto, com vídeos e textos produzidos pela Mara em entrevista com técnicos do Tesouro.

A maioria do nosso conteúdo é exclusiva para assinantes. Se você ainda não é nosso assinante, acesse aqui, escolha o plano que melhor se adapta às suas necessidades e junte-se à Letras & Lucros, a maior comunidade de educação financeira do Brasil.
 






Participe desta comunidade, você tem dúvidas sobre finanças pessoais?