Qual a melhor aplicação para 10 mil reais?

no investimento


Tenho R$ 10.000,00 para serem investidos com previsão de resgate em dois anos. Qual seria a melhor e mais segura aplicação.

Welington Amorim

 Wellington,

 

Não existe o melhor investimento, mas sim "o melhor investimento para você". Ou seja, é necessário saber:

1- Qual a meta do seu investimento. Ninguém guarda dinheiro por nada, há sempre um objetivo futuro, seja para emergência, para viagens, para a compra de um imóvel, aposentadoria ou qualquer outro sonho futuro. 

2- Coloque esta meta numa linha do tempo para saber qual será o prazo do seu investimento e assim saber qual a fatia da sua carteira poderá assumir um pouco mais de risco.

Pense sobre os seus investimentos sempre olhando para a frente. Os brasileiros em geral costumam fazer o contrário.

Ouvimos um planejador financeiro para sinalizar com algumas aplicações conservadoras. Mas lembre-se, este é só um começo para você pensar em seus investimentos. Antes de colocar a mão no bolso é necessário que você busque mais informações sobre seus objetivos e sobre cada um dos produtos.

 

abraço

Mara 

Resposta

 Segundo o planejador financeiro Alvaro Dias, da AR&D Finanças Pessoais, uma vez definido o prazo e o perfil de risco para o seu investimento, e considerando o momento atual  do mercado, você considerar que uma boa alternativa para o seu investimento é um aplicação que segue (indexada) o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Você vai encontrar três principais ofertas nos bancos, são elas:

  1. fundos de investimentos indexados ao CDI - consulte o histórico de rentabilidade do fundo e busque um fundo com taxa de administração ao redor de 0,50% aa;
  2. CDB (Certificado de Depósito Bancário) indexado ao CDI - consulte no seu banco e pesquise na internet outras alternativas, a taxa informada será um % do CDI e incidirá a tabela de IR conforme o prazo (até 6 meses - 22,5%, 6 meses a 12 meses - 20%, 12 meses a 24 meses - 17,5% e acima de 24 meses - 15%)
  3. LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) ou LCI (Letra de Crédito Imobiliário) indexadas ao CDI - consulte no seu banco e pesquise na internet outras alternativas, a taxa informada será um % do CD, esta aplicação é isenta de IR.
"Não deixe de considerar nas opções 2 e 3 a consulta a bancos pequenos e médios, já que neste caso o seu depósito conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito www.fgc.org.br/ ), esta garantia é de até R$ 250.000,00 por depositante", diz o planejador financeiro.