Quanto uma microempresa com faturamento bruto de R$ 25 mil por mês precisa ter de lucro?

Na Empresa


Para uma microempresa que tem faturamento bruto de R$ 25 mil mensais, quanto precisa de lucro para se manter? Um abraço.

Antonio

Resposta

Por Danylo Martins

Para determinar se o lucro é satisfatório, é preciso conhecer de forma clara tudo o que envolve as contas da empresa, tanto as receitas, quanto as despesas. "O faturamento, em si, não é um indicador de que a empresa é saudável. Ele precisa analisar, dentro da operação da empresa, os custos fixos, os variáveis, entre outros fatores", diz Alvaro Dias, planejador financeiro e sócio da AR&D Finanças Pessoais.

É importante entender todas as despesas envolvidas, segundo Ana Claudia Dematte, consultora do Sebrae-SP. Por exemplo, na lista de despesas variáveis, entram gastos administrativos (veja tabela abaixo). Já nas despesas fixas, é preciso incluir o salário dos sócios, o chamado pró-labore.

Outro ponto fundamental é tomar cuidado para não misturar as contas da empresa com as finanças pessoais. "Um erro muito comum é usar a empresa como caixa eletrônico, e não pode", alerta Ana Claudia.

Veja aqui mais informações sobre como calcular o lucro de uma empresa.


Percentual estimado de despesas sobre faturamento em cada setor


Despesas fixas
Despesas variáveis
Indústria 20% De 15 a 20%
Comércio
25%
Serviços 30%

Fonte: Sebrae-SP

 

 






Participe desta comunidade, você tem dúvidas sobre finanças pessoais?