5 perguntas que vão melhorar seu relacionamento bancário


#

Jargões, gráficos e cifras assustam? Há cinco perguntas fundamentais que vão ajudar a encontrar o produto ou o serviço certo.
E atenção: fuja das respostas difíceis de entender. Você quer respostas claras.

1- Quanto custa?
Esta é uma informação extremamente relevante e pode fazer toda a diferença no sucesso do seu investimento ou na sua capacidade de pagamento, no caso dos financiamentos.

2- Qual o risco?
Não só para investimento, mas também para o crédito, é importante saber o risco a que se está exposto. No crédito, por exemplo, o risco é você não conseguir pagar. Saber o que acontecerá nesses casos é uma informação relevante.

3- O que diz o contrato?
Este é o mundo das letras pequenas, mas de grande importância. Não raro, você poderá receber uma descrição verbal que não segue rigorosamente o que está escrito. Portanto, por mais trabalho que dê, está aí um investimento que vale a pena: dedicar tempo para ler com atenção os contratos que vão reger seu relacionamento com o fornecedor dos produtos e serviços financeiros.

4- Quais os profissionais envolvidos?
Para cada segmento, há profissionais específicos, especialistas em crédito, corretores de seguro, consultores de investimento etc. Quem será seu interlocutor? Ele está credenciado a lhe atender? Só um profissional credenciado e especializado poderá responder corretamente suas dúvidas.

5- Para quem reclamar quando as coisas não saem como o combinado?
Sim, por maiores que sejam as boas intenções, pode haver problemas. E se isso ocorrer quem regula e fiscaliza o mercado?
Conhecer esses agentes é relevante porque são eles que vão lhe dizer quem pode operar neste mercado e como. Entrar em qualquer mercado sem esta informação significa se expor a riscos desnecessários.

Escolher o melhor produto de investimento ou de crédito certamente vai exigir mais de você. É preciso fazer o dever de casa, pesquisar muito e manter-se atento. Mas estes primeiros passos já são um bom começo para reflexões que certamente vão ajudá-lo a cada vez mais se sentir a vontade para trilhar o mercado financeiro. Aqui na L&L você terá todo nosso apoio e suporte com informações independentes para desbravar este admirável mundo novo.

 






Participe desta comunidade, você tem dúvidas sobre finanças pessoais?