Conheça o custo sogra


#

Há uma paixão atávica de jovens que estão planejando o casamento por financiamentos imobiliários. Quem casa quer casa, diz o ditado. Mas para os jovens casais brasileiros que estão prestes a dizer sim para esta nova empreitada que é o casamento, a casa tem que ser própria.

É tanta a determinação de ter um apartamento próprio logo na partida da vida conjugal, que muitos topam até mesmo morar com os sogros nos primeiros anos da vida de casado para guardar mais dinheiro para a entrada do imóvel.

A pergunta é: vale a pena?

Começar uma vida a dois não é simples, para dizer o mínimo. Os desafios são muitos. Vale tanto a pena assim colocar mais gente neste relacionamento para economizar a grana da entrada do imóvel? Ou mesmo do imóvel à vista?

Não há uma resposta única. Investimento pessoal, na maior parte dos casos é assim, cada um achará sua própria resposta.

Por isso, pedimos aos planejadores da A,R & D Finanças Pessoais para tentar colocar uma ordem neste raciocínio e fazermos as contas do chamado “custo sogra”, ou seja, ir morar com os pais de seu parceiro vai gerar uma economia tão grande que compensa o desgaste de iniciar a vida de casado com a companhia dos sogros?

Na planilha preencha os campos em azul. O custo sogra é igual a despesa que você terá vivendo na sua própria casa, ainda que alugada, menos a despesa estimada se você for viver com seus sogros. Sim, mesmo morando com eles alguma despesa você terá. 

Simule uma aplicação do custo sogra mais o dinheiro que você conseguiria  economizar vivendo longe deles e veja então quanto este "esforço" renderia numa aplicação financeira. Agora pense um pouco se este valor justifica o risco de iniciar seu casamento a três, ou a quatro.

Veja que na planilha há um campo com economia atual. Aqui você deve colocar o valor do que já tem economizado antes do casamento.

A planilha está aqui  http://letraselucros.com/ferramentas.asp

Nossa editora comentou o custo sogra no boletim "O Assunto é Dinheiro" da CBN O custo sogra http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mara-luquet/2014/01/24/O-CUSTO-SOGRA.htm






Participe desta comunidade, você tem dúvidas sobre finanças pessoais?